Exibições Online

13_A-Arvore-de-Zimbro.jpg

A ÁRVORE DE ZIMBRO

(Islândia/EUA, 1990, 78') | 12 ANOS

de Nietzchka Keene

*filme disponível em todos os territórios

DISPONÍVEL DE 21 A 27 DE ABRIL

Baseado no conto de fadas pouco conhecido dos Irmãos Grimm “The juniper tree”, este filme imersivo e onírico é ambientado na Islândia medieval. Ele retrata a história de duas irmãs, Katla e sua irmã mais nova, Margit (interpretada pela cantora Björk), que fogem de casa após sua mãe ser queimada por bruxaria.

16_Feiticeiras-Minhas-Irmãs.jpg

FEITICEIRAS, MINHAS IRMÃS

(França, 2010, 31') | 16 ANOS

de Camille Ducellier

*filme disponível em todos os territórios

DISPONÍVEL DE 13 A 19 DE ABRIL

Quem são as mulheres que encarnam o perigo dos tempos? Aqui estão algumas das bruxas dos dias atuais que cruzaram o caminho da diretora, em cinco retratos captados em 16mm. Mulheres que não cederam à ordem religiosa ou viril, que preservaram seu poder espiritual e intelectual, que se recusaram a aceitar. Fazendo um ato de cura, conversando com a natureza ou celebrando Joana d'Arc, cada personagem oferece, aqui e agora, uma visão política desse arquétipo.

14_Praise-House.jpg

PRAISE HOUSE

(EUA, 1991, 28') | LIVRE

de Julie Dash

*filme disponível apenas em  território brasileiro

DISPONÍVEL DE 18 A 24 DE MARÇO

Curta da aclamada diretora Julie Dash (de Filhas do Pó), que combina elementos de teatro, dança e música baseados nos ritmos e rituais de origem africana, em uma ode à potência da arte. Fruto da colaboração com a coreógrafa Jawole Willa Jo Zollar e o grupo Urban Bush Women, o filme acompanha uma jovem inspirada a dançar por um espírito poderoso que só ela e sua avó podem ver, às voltas com a difícil relação com a sua mãe e o peso da realidade.

25_Kaapora.jpg

KAAPORA - O CHAMADO DAS MATAS

(Brasil, 2020, 20') | 12 ANOS

de Olinda Yawar Muniz Wanderley

*filme disponível em todos os territórios

DISPONÍVEL DE 18 A 24 DE MARÇO

Uma narrativa de conexão dos povos indígenas com a terra e sua espiritualidade do ponto de vista da indígena Olinda, que desenvolve projeto de recuperação ambiental nas terras de seu povo Tupinambá. Tendo a cosmovisão indígena como lente, a Kaapora e outros personagens espirituais são a linha central do filme.

22_Boca-de-Loba.jpg

BOCA DE LOBA

(Brasil, 2018, 19') | 16 ANOS

de Bárbara Cabeças

*filme disponível em todos os territórios

DISPONÍVEL DE 05 A 11 DE ABRIL

Pressões assediadoras das ruas. E um grupo de mulheres procura pela invocação de um espírito selvagem urbano. Curta cearense que tem como inspiração elementos da literatura, como o livro Mulheres que correm com os lobos, e gestos libertadores da performance.

26_Uma-Noite-Sem-Lua.jpg

UMA NOITE SEM LUA

(Brasil/Alemanha, 2020, 29') | 14 ANOS

de Castiel Vitorino Brasileiro

*filme disponível em todos os territórios

DISPONÍVEL DE 05 A 11 DE ABRIL

Trabalho da artista, escritora e psicóloga clínica Castiel Vitorino Brasileiro, que vive a transmutação como um designo inevitável. Ela dribla, incorpora e mergulha em sua ontologia bantu, estudando e construindo espiritualidade e ancestralidade interespecífica.